CINEASTA CATÓLICA VISITA SANTUÁRIO DE NONOAI PARA PESQUISA HISTÓRICA E CULTURAL

A cineasta Viviane Cristina Princival, reconhecida por realizar trabalhos voltados a Igreja Católica, visitou na manhã desta terça-feira (26/02), o Santuário Nossa Senhora da Luz e Beatos Manuel e Adílio. A sua peregrinação tem como objetivo a pesquisa histórica e cultural, além de conhecer a arquitetura sacra do Santuário.

Acompanham a cineasta em sua visita o padre Lucas Rafael Folego e o cinegrafista Paulo Henrique Cavalheiro Bonfin. Os visitantes foram recebidos e acolhidos pelos padres Tiago Wollmann, Aldoir Picua, Adilson Magri e Evanglésio Beguilini.

No momento Viviane trabalha em um curta metragem institucional, que irá divulgar os seminários da Diocese de Frederico Westphalen e com isso incentivar as vocações sacerdotais e religiosas.

“Com esse trabalho tenho percebido que os seminaristas da Diocese são muito jovens e não tenho dúvida que isso se deva a inspiração do Beato Adílio”, ressaltou a cineasta.

Na oportunidade a secretária de Educação Teresinha Salete Sperry, presentou a cineasta e o pároco padre Tiago, com dois exemplares do livro Nonohay: Quem te viu Quem te vive – Cronologia Histórica, Contos e Causos, do historiador Olmiro Loures Sperry.

 

Sobre Viviane Cristina Princival

Mestre em Educação (2018) pela Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO. Possui graduação em Pedagogia: Docência e Gestão Educacional (2010), e graduação em Arte Educação (2016) também pela Unicentro, com mobilidade estudantil em Estudos Artísticos (Cinema, Análise do Espetáculo, Crítica Musical, Música. 2014 – 2015) pela Universidade de Coimbra – UC, Portugal, onde também se especializou em Cinema Documental (2014) e cumpriu créditos do Mestrado em Musicologia (2014 – 2015). É pós-graduada em Arte Educação (2012). Possui experiência docente no ensino superior (graduação em Pedagogia, Letras, Educação Física, e Arte), e na educação básica. Possui experiência confluente entre as linguagens da arte: música (é contralto, atua com a música antiga, e com a música folclórica ucraniana). Visuais (pela realização de cinema documental, direção, roteiro, fotografia e direção de arte), corporeidades (ballet clássico, dança contemporânea, e produções teatrais). Ministra palestras, cursos e workshops em Educação Estética, Educação e Cultura, Cinema, Arte e ensino. É diretora/realizadora de cinema documental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *