Novenas

NOVENA EM HONRA AOS BEATOS MANUEL E ADÍLIO OS SERVOS DE DEUS

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos Nossos inimigos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Oração Preparatória

Abri, Senhor, os meus lábios para louvar Vosso Santo Nome; purificai também meu coração de todo pensamento vão, perverso e alheio; iluminai o meu entendimento; inflamai a minha vontade, para que possa fazer digna, atenta e devotamente esta novena em honra dos Beatos Manuel e Adílio, e mereça ser atendido perante o trono de Vossa Majestade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Invocação

  1. vinde ó Deus em meu auxilio.

R – socorrei-me sem demora.

  1. – Senhor apressai-vos em me socorrer.

Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Assim como era no princípio agora e sempre.

Amém.

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fieis e acendei neles o fogo do vosso amor.

  1. – Enviai o vosso Espírito e tudo será criado.
  2. – E renovais a face da terra.

Oremos

Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação.

Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Suplica aos Beatos Manuel e Adílio

Ó Beatos Manuel e Adílio que tiveram vossas vidas ceifadas por seus cruéis algozes. Vossos nomes no céu inspiram confiança na terra. Aqui está mais um(a) devoto(a) que vos quer homenagear e exaltar as vossas grandezas. Já que estão próximos e sois tão amigos de Jesus Cristo, recomendai-me a Ele e atraí-me, também, ao seu Divino Coração. Se o tenho ofendido, solicitai-me o perdão, pois de agora em diante não mais o magoarei.

Ó bem aventurados Manuel e Adílio ensinai-me o caminho da humildade que fez de vos exemplo de vida, daí-me a sabedoria do Evangelho e a graça de transmiti-lo; inflamai-me no amor que vos uniu a Jesus. Assisti-me em todos os perigos e necessidades; socorrei-me em todas as aflições; valei-me na vida e particularmente na hora da morte. Amém.

Oração pela Canonização

Ó Deus de bondade que voz comprazeis em acudir as necessidades de vosso povo em atenção aos méritos dos justos, concedei-nos, por intermédio dos Beatos Manuel e Adílio, a graça que vos pedimos, pois eles foram fiéis na terra, testemunhando com o próprio sangue sua fé no Redentor. Fazei que para vossa maior glória e proveito dos fiéis, sejam glorificados na terra com a honra da Canonização. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

NOVENA AOS BEATOS MANUEL E ADÍLIO

Oração para todos os dias

Ó Deus de infinita majestade, que sois o mesmo Amor, Vós que quisestes ostentar os tesouros inefáveis de vossa caridade ao padre Manuel e ao jovem e humilde Adílio, dignai-vos lançar sobre nos um olhar de misericórdia, e concedei-nos as graças que pela vossa poderosa intercessão vos pedimos.

Ó Maria, Mãe Imaculada de Jesus, intercessora dos Beatos Manuel e Adílio, que tanto lhe confiavam suas dores, angustias e alegrias, fazei-nos dignos de igual amizade nesta terra e da posse eterna no céu. Assim seja.

Oremos

Oh! Deus, nos vos suplicamos que alegre vossa Igreja e os votos solenes dos Bem aventurados Manuel e Adílio, para que, fortalecidos sempre com os auxílios espirituais mereçam desfrutar da vida eterna. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém.

1º DIA

Glorioso Beato Manuel que, ainda em plena juventude, conhecendo de alguma forma o projeto de Deus, renunciastes às possibilidades de uma vida cômoda e vos consagrastes inteiramente ao serviço do reino e à satisfação da alma, fazei com que eu corresponda com maior generosidade e fervor a tantas graças que todos os dias recebo de Nosso Senhor Jesus Cristo e às suas divinas inspirações. Bem aventurado Adílio, que na infância servistes com dedicação o altar e a igreja. À vossa imitação estou eu também resolvido a desprender meu coração dos bens materiais e consagrar-me a uma vida de mais empenho, dedicação e virtude. Se não tenho empregado até hoje minha vida em servir a Deus, que ao menos o tempo que me resta seja empregado em honrá-lo. E vós beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai.

2º DIA

Admirável Manuel, que na solidão da ausência da família, tomastes como vossas tantas outras famílias, zelando pela vossa religiosidade e fé, impressionastes a todos pelo fervor das vossas virtudes e vosso amor a Deus, fazei que eu também possa amá-lo e servi-lo fielmente. Alcançai-me uma centelha de vosso amor a Jesus Crucificado e Ressuscitado. Que a seu exemplo eu também possa dedicar mais tempo a zelar por aqueles que precisam.

Admirável Adílio, olhai para a nossa mocidade, engajada em parte, indiferente em sua maioria e tomada pelos vícios da sociedade. Não permitais que se escoem os melhores anos de vida em amar somente aquilo que o tempo corrói. Ó jovem Adílio, ensinai-me o amor verdadeiro, alimentado no sacrifício, na prática religiosa e no vosso exemplo.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

3º DIA

Beato Manuel, fiel devoto de Nossa Senhora da Luz, que no tempo que em Nonoai permaceu, fostes capaz de infundir a devoção a Maria Mãe de Jesus e Nossa Mãe e de orientar seus irmãos na fé dando sua imensa contribuição para a educação de nossos jovens e crianças, ensinai-me também a rezar com gosto e daí-me o dom da contemplação. Gravai em meu coração também a Cruz do Senhor para que o tentador  nunca me afaste do meu Deus. Abri meus olhos para que eu possa descobrir as armadilhas que ele me prepara. Fazei que no momento da tentação eu possa repetir com êxito: “Eis a Cruz do Senhor: Fugi legiões inimigas; venceu o Leão da tribo de Judá, Cristo  Senhor Nosso”. Assim seja.

Beato Adílio com sua inocência de criança e humildade de quem sabe servir interceda por mim junto a Deus Pai para que eu tenha um coração puro e generoso como o vosso. Jesus disse: “Deixai vir a mim as criancinhas porque delas é o reino dos céus.” Que eu assim como vós seja uma destas crianças a quem Jesus tanto ama.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

4º DIA

Beato Manuel, a quem a Igreja conferiu a ordenação sacerdotal, pelo grande amor que tivestes à Palavra de Deus, iluminai a minha mente e acalentai o meu coração para melhor conhecer e amar o meu Deus. Fazei que eu viva da fé, mas de uma fé sólida e inabalável como foi a sua, posta a prova com o maior dos sacrifícios, o Martírio. Queriam-no calar, apagá-lo da humanidade, mas sua voz ecoa cada vez mais forte em nossos corações e seu sacrifício está mais vivo do nunca. Que a seu exemplo eu tenha também uma fé sólida e inabalável que se manifeste pelas obras e pelo testemunho.

Beatos Manuel e Adílio, que seus exemplos convertam os indiferentes, reconduzindo à verdadeira fé os filhos pródigos, para cuja conversão tanto zelo manifestaram.  Com vossa intercessão fazei que a fé volte ao mundo e que o mundo volte a Deus.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

5º DIA

Beatos Manuel e Adílio passastes pelo mundo fazendo o bem e no céu continuais a olhar para todas as nossas necessidades, curais os corações dos cristãos perdidos pelo vicio, suscitai aos jovens a inocência perdida, daí aos pobres o pão quotidiano e o pão da vida. A todos dai a fé, a esperança e a caridade, e atraí os homens para o abraço de Cristo.

Que nossas famílias possam ter, a exemplo da tua Beato Adílio, sólidos princípios cristãos. Que nossas crianças e jovens sejam influenciadas por vós, que prontamente participava da oração da família, principalmente da reza do terço e do serviço a Igreja. Ao acompanhar o padre Manuel naquela que seria a sua última jornada, Adílio não deixou de levar consigo os cadernos de aula para estudar no tempo livre, que assim possam ser nossos jovens e crianças dedicados aos estudos.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

6º DIA

Beato Adílio, exemplo de pureza, que já na tenra idade consagrastes vossa vida à Igreja a ponto de merecer levar nos braços a palma do martírio, alcançai-me a pureza de espírito e de coração. Afastai de mim os pensamentos e afetos desordenados. Rogo-vos preservai a minha vida de tudo o que possa me impedir de viver dignamente e honestamente, e de um dia alcançar a santidade graça concedida aos justos.

Beato Manuel, vós que fostes devoto de Nossa Senhora da Luz, pedi à Virgem Maria que fortifique minha vontade, encha meu coração de amor a Jesus e guarde intacta a estola do meu batismo.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

7º DIA

Beatos Manuel e Adílio, amigos dos pobres e dos enfermos, na vossa vida mortal enxugastes as lágrimas dos que a vós recorreram, por esse vosso precioso dom, humildemente vos suplicamos vinde em auxilio dos pobres e enfermos. Assisti-os em suas dores, alentai-os nos sofrimentos e daí-lhes a desejada saúde do corpo e da alma.

Beatos amigos dos que sofrem, ouvi seus gemidos e daí-lhes a conformidade nos momentos difíceis da vida, especialmente no duro embate da morte. A todos mostrai a Palma que trazeis nos braços e que ela sirva de conforto e consolo aos que sofrem.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

8º DIA

Beatos Manuel e Adílio renunciastes aos bens materiais e as esperanças deste mundo e  por isto nós vos pedimos, pelo poder que Deus vos concedeu, sejais o protetor de nossos bens, emprego, amizades e reputação. Se algum dia, porém, formos deles privados, fazei que os recuperemos, segundo a vossa vontade, e que nos ajudem na caminhada para a vida eterna.

Sabendo, porém, que a graça de Deus e os bens espirituais valem mais que todas as riquezas da terra, prontos estamos a tudo perder antes de renunciar aos soberanos interesses de nossa fé e salvação.

Não permitais que alguém nos prive dessa graça e se tal infortúnio vier a acontecer-nos, restitui-nos prontamente a amizade de Jesus, garanti-nos que Cristo abra os braços e nos acolha no seu eterno amor.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.

Pai-Nosso – Ave-Maria – Gloria ao Pai…

9º DIA

Beato Manuel, abrasado de amor para com Jesus Sacramentado, aumentai a minha fé. Para provardes a real presença de Jesus na Hóstia Santa, façam com que ao entrar em alguma igreja meu joelho se dobre num ato de fé profunda, que me faça exclamar como São Francisco de Assis: “Nós vos adoramos Santíssimo Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas, que há em todo o mundo, e vos bendizemos porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo”.

Beato Adílio, dissipai toda a dúvida sobre a presença de Cristo no pão. Que este alimento dos Anjos seja o meu alimento e minha fortaleza e a garantia de minha eterna Ressurreição.

Beatos Manuel e Adílio, intercedam a Deus por mim, para que Ele se compadeça, tenha piedade e possibilite-me alcançar de Cristo a graça que vos peço assim seja.